• Adoo

Fases de um concurso público

Atualizado: 12 de Nov de 2020



Você sabe por quantas fases um concurso público deve passar até a disponibilização do edital? E após a prova, sabe? Pois é, parece simples… mas não é!


É muito comum as pessoas só lembrarem da existência de um concurso quando as inscrições já estão abertas. Mas é importante saber que existem muitas outras etapas que precedem as inscrições e o próprio edital. Afinal, o edital não surge de repente, certo? Existe toda uma sequência burocrática até chegar nesse ponto.


Não deixe de baixar nosso aplicativo! Faça o download agora na loja do seu dispositivo pelo link: https://linktr.ee/adoobr


Abaixo iremos detalhar sobre cada uma dessas etapas de um concurso público:


1 - Solicitação e autorização do concurso público

Essa fase é pré-edital. De início, é essencial que haja previsão orçamentária naquele ano para a execução do concurso. O rito de autorização do concurso é semelhante, mas não o mesmo, entre as três esferas federativas, veja: Para os municípios: Nas prefeituras, o prefeito envia uma proposta de concurso para o município e o poder legislativo daquela região discute e vota. Caso aprovado, o ato é sancionado pelo prefeito que enviou a proposta e o edital é publicado no Diário Oficial do município.


Para os Estados: Pode proceder tal como os municípios, porém a solicitação, em geral, é feita à Secretaria de Planejamento, da Fazenda ou Economia.


Para os concursos federais: Nesse caso, o órgão, autarquia ou empresa pública passa pelo crivo da equipe técnica do Ministério da Economia. Caso o Ministério da Economia autorize a abertura do concurso, ele se manifesta por escrito, utilizando canais de comunicação necessários como Diário Oficial da União.


2 - Formação da comissão

Muitos órgãos da administração pública, após terem sido autorizados os novos editais, formam uma comissão (composta por servidores de várias áreas daquele órgão) para organizar e acompanhar todas as etapas do concurso, com objetivo de discutir conjuntamente os elementos essenciais, como cargos vagos ou que vão vagar a curto, médio e longo prazo, etc.


3 - Definição da banca organizadora

Nessa fase, o órgão abre um edital de licitação (dentro das modalidades previstas na legislação sobre aquele tema) e as empresas (como CEBRASPE, FCC, FGV, entre outras), que se enquadram nas condições previstas, poderão enviar suas propostas.


Ao fim do processo licitatório, é anunciada a banca organizadora vencedora, que assinará um contrato para realizar o concurso público.


4 - Elaboração do edital

A banca organizadora selecionada na etapa anterior será responsável por elaborar o edital. É nesse importante documento que estão todas as “regras do jogo”, como: quais os cargos, vagas disponíveis, conteúdo que poderá ser cobrado, etc. É sempre importante acompanhar todas as novidades do concurso no site da banca, no Diário Oficial e diversos outros meios hoje disponíveis para facilitar a vida do candidato.


5 - Publicação do Edital

Edital lançado: é aqui que as emoções “afloram” e onde a grande maioria dos candidatos imagina que começam os estudos. Com certeza você, como um(a) potencial ocupante do cargo almejado, e que acompanha nossas dicas do blog e das redes sociais, já vai ter se preparado desde as etapas anteriores.


Você pode acompanhar o lançamento do edital pelo Diário Oficial da União, estados ou municípios. Posteriormente, você também poderá visualizá-lo, assim como suas atualizações, no site da banca examinadora. Lembre-se de criar os alertas no Adoo para acompanhar todas as etapas do seu concurso. Não espere por sites, blogs ou perfis de Instagram: esteja a frente e saiba do edital no momento em que ele for disponibilizado no Diário.


6 - Abertura das inscrições

A primeira fase do concurso começa aqui. Muitos (acredite… muitos!) candidatos são “eliminados” pela falta de atenção! Por esse motivo, fique atento: se você de fato quer ser aprovado(a), com certeza não vai dar bobeira nessa fase, não é?


A taxa de inscrição normalmente é paga, mas alguns candidatos têm direito a pedir isenção dessa taxa. Isso vai depender da legislação de cada Estado, Município ou da própria União. Alguns entes isentam o pagamento da taxa de inscrição para doadores de sangue; também são isentos os menos favorecidos economicamente. Então é muito importante saber se você se enquadra nas hipóteses de isenção de taxa de inscrição e entender quais as documentações necessárias para a devida comprovação.


7 - Provas

As provas são aplicadas, normalmente, aos finais de semana. Atente-se no edital para o que é permitido ou não levar para a prova, inclusive a cor da caneta (algumas bancas restringem). Não é sempre, mas as provas normalmente acontecem cerca de 60 ou 90 dias após a publicação do edital.


Em geral, o candidato será avaliado em duas ou mais fases, como: prova objetiva, prova escrita discursiva, prova prática, prova de títulos, prova de aptidão física, redação e curso de formação. Lembre-se que cada fase tem uma data específica que você não pode, em hipótese alguma, perder!


8 - Resultados e recursos

Após uma excelente prova, agora é tentar relaxar e esperar a lista de aprovados. O resultado de um concurso normalmente demora de acordo com sua dimensão. Normalmente concursos de grande e médio porte costumam demorar um pouco mais.


No caso das provas objetivas e escrita discursivas, você poderá conferir o gabarito preliminar no mesmo dia da prova ou em até três dias depois.

É muito comum haver divergência entre o que é ou não considerado correto nas questões cobradas pela banca. Afinal, a banca pode cobrar uma questão se utilizando da filosofia / teoria de um determinado autor de livro, enquanto você pode ter estudado por outro. Quando você discorda do resultado, é nessa hora que você pode entrar com os recursos junto à banca organizadora expondo o motivo pelo qual acredita que sua resposta precisa ser reavaliada. Muitas vezes, uma questão apenas pode definir se você está ou não na lista de aprovados, então não ignore essa oportunidade de melhorar sua pontuação.


Depois do julgamento dos recursos, a banca divulgará o resultado final do concurso, com a lista dos aprovados e a sua classificação. Após essa divulgação, o resultado do certame é homologado. A homologação é muito importante, pois deixa você ainda mais perto de assumir o tão sonhado cargo!


Mas tenha paciência, não é garantido que você seja chamado de imediato, pois é a partir da data da homologação que começa a contar o prazo de validade do concurso. Nesse período, os candidatos aprovados poderão ser convocados e finalmente nomeados, sendo efetivados como servidores públicos.


#Concursos #Fases #Estudo



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo