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Não perca a sua nomeação!

Atualizado: 12 de Nov de 2020



Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas se dedicam incansavelmente para garantir uma vaga no serviço público. Viver uma vida profissional estável e com enorme garantia financeira é um desejo que praticamente todos nós temos, afinal de contas isso reflete diretamente na qualidade de nossa vida pessoal.


Muito embora ser aprovado em um concurso seja um desejo da grande maioria, poucos conseguem alcançar esse objetivo, pois é necessário muita persistência, paciência e resiliência. Aqueles que conseguem “chegar lá”, sabem do prazer que é ver toda aquela jornada ser finalmente recompensada.


Abaixo, explicamos tudinho para você em detalhes. Antes, faça o download agora do nosso aplicativo pelo link: https://linktr.ee/adoobr


Nomeação:


1 - O que é?


A nomeação é a coroação do seu esforço. É a forma dos órgãos e entidades públicas preencherem seus quadros de funcionários, atribuindo o cargo ao candidato que foi aprovado!


2 - Existe obrigatoriedade da Administração Pública nomear o candidato aprovado?


Não! Depois que o concurso é homologado, inicia-se a contagem da validade do concurso público, que pode ser prorrogado uma única vez.


3 - Qual o prazo da nomeação?


Após a nomeação, o candidato tem 30 dias para a posse e 15 dias para entrar em exercício. Caso o candidato seja nomeado, mas não siga para a posse do cargo, a nomeação se tornará sem efeito. Caso o candidato, por exemplo, tome a posse, mas não entre em exercício, ele poderá ser exonerado.


Imagina só você perder a sua nomeação depois de percorrer todo esse caminho? Bom, acredite, muita gente perde… e o motivo? Muitos candidatos acreditam que serão avisados por correio ou e-mail, mas não é sempre que isso acontece. A regra é clara: as etapas do concurso serão publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U). Qualquer coisa fora disso é exceção.


Entretanto, o candidato pode entrar com um mandado de segurança de até 120 dias data da publicação da nomeação para conseguir assumir o cargo. Já houve ganho de causa para o aprovado em casos como este. A justiça entende, de maneira geral, que não há obrigatoriedade do candidato a futuro servidor acompanhar as publicações do diário por um prazo indeterminado.


4 - Mas e se o candidato perder a nomeação? Há algo a ser feito?

Imagina só você perder a sua nomeação depois de percorrer todo esse caminho? Bom, acredite, muita gente perde… e o motivo? Muitos candidatos acreditam que serão avisados por correio ou e-mail, mas não é sempre que isso acontece. A regra é clara: as etapas do concurso serão publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U). Qualquer coisa fora disso é exceção.


Entretanto, o candidato pode entrar com um mandado de segurança de até 120 dias data da publicação da nomeação para conseguir assumir o cargo. Já houve ganho de causa para o aprovado em casos como este. A justiça entende, de maneira geral, que não há obrigatoriedade do candidato a futuro servidor acompanhar as publicações do diário por um prazo indeterminado.


5 - Como acompanhar a nomeação?

Perder a nomeação é uma dor de cabeça enorme, não é? Mesmo que haja meios de se “salvar” em caso de esquecimento ou não acompanhamento da nomeação, é muito melhor você se precaver.


Então, alguns órgãos se dispõem a enviar telegramas ao candidato caso ele tenha sido aprovado, mas nem sempre isso acontece. Que tal considerarmos o pior caso?


Primeiro, tenha em mente que é importantíssimo ficar atento às notícias pela internet, pois a primeira a publicar a lista de aprovados é a banca organizadora. A partir daí, a publicação de convocados para a tomada de posse é publicada no D.O.U. pelo órgão. Por esse motivo, é imprescindível o acompanhamento das convocações através do site do Diário Oficial da União. Claro, o candidato pode optar também por ligar periodicamente para o setor de recursos humanos do órgão para saber sobre o andamento do processo, além de manter sempre o endereço de e-mail atualizado.


Apesar das formas de acompanhamento citadas acima funcionarem, a melhor maneira de acompanhar sua nomeação é sem dúvidas através dos alertas que podem ser criados facilmente no Adoo. É simples, entre com sua conta e, na seção de alertas, crie um alerta com seu nome no Diário Oficial em que será publicada a sua nomeação. Assim que o Diário citar você, nós vamos te alertar!





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